Como está a saúde
da sua Gestão?

Por que
dimensionar?

Para dimensionar a força de trabalho, é necessário refletir sobre alguns pontos:

.

Analisar a população que está inserida no território, a partir da demografia, da situação epidemiológica, vulnerabilidade social e outros.

Identificar os serviços de saúde já ofertados e os que deverão ser implementados na perspectiva de atender às necessidades de saúde da população.

Analisar a organização do processo de trabalho, a forma como são ofertadas as atividades desenvolvidas nos serviços, os fluxos estabelecidos e as atribuições dos cargos, propondo adequações, caso necessário.

Identificar a quantidade de profissionais ou as horas necessárias para atender, de forma humanizada e com qualidade, as necessidades de saúde dos usuários.

O dimensionamento é dinâmico, com acompanhamento contínuo, informações sistematizadas e atualizadas. Oferece uma alternativa de Sistema de Informação para monitoramento e avaliação, subsidiando o planejamento da força de trabalho em saúde.

O que
significa isso?

À primeira vista, o dimensionamento pode significar apenas um conjunto de números, ou seja, dados estatísticos que indicam a necessidade de profissionais para repor aposentadorias, exonerações, demissões e ampliação de oferta de serviços prestados à população.

.

Mas o conceito é bem mais amplo. Dimensionar é uma estratégia de qualificação da gestão do trabalho em saúde, que leva em consideração as necessidades dos gestores, dos trabalhadores e dos usuários.

Vídeo